O projeto prevê a construção de uma linha férrea paralela à BR-163, que liga as mesmas cidades e está sendo pavimentada. O trajeto é de cerca de 1.800 quilômetros.
Projeto de ferrovia no MT concorre com corredor para Santos.
Segundo o governo de Mato Grosso, o banco se comprometeu a emprestar US$ 10 bilhões. Em contrapartida, produtos e serviços terão de ser importados da China.
O próximo passo é um estudo de viabilidade do projeto. Ao menos duas empresas estão envolvidas – a ATI, uma holding de Hong Kong, e a estatal Empresa de Engenharia Ferroviária da China (Crec, na sigla em inglês).
Apesar do projeto ainda embrionário, o governo mato-grossense prevê que a obra fique pronta em cinco anos.
A viagem da comitiva a Pequim foi precedida de reuniões no Brasil nos últimos meses. Em uma deles, em setembro, Barbosa viajou de carro com representantes da Crec de Cuiabá a Santarém.
Fonte: http://jotaparente.blogspot.com.br/
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