segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cuidado ao se comparar com outras pessoas



"Eu nasci feio, só os bonitos conseguem tudo..."

A grande falha em comparar, é que você estaria usando uma condição injusta para si mesmo, numa posição praticamente destrutiva, já que no mundo sempre alguém é melhor que alguém em um aspecto qualquer.

Se você se acha bonito, vai admitir que existam pessoas mais bonitas que você - dentro do seu padrão -, pessoas mais ricas, pessoas mais inteligentes, mais famosas, mais queridas, mais simpáticas, etc.


Comparar é algo ruim?

Não, não mesmo.
Existem dois meios de se usar uma informação que captamos quando nos comparamos a outra pessoa. A forma destrutiva, seria ver algum aspecto que você odeia em si mesmo, comparar com outra pessoa melhor, e apedrejar seus sentimentos, se fazendo de vítima, dramatizando para o lado ruim, se destruindo. Entrar num casulo, no seu lado escuro, é a forma errada de usar uma comparação.

Levar tudo para o lado da competição, faz com que você acabe nivelando por baixo desejando o pior para quem está melhor que você - você vira um invejoso. 

A outra forma é usar como modelo. Você gosta de algo, coloca aquilo como um objetivo, ou algo para sempre inspirar e correr atrás. Mesmo que você nunca fique igual àquele objeto de comparação, a existência dele servirá de molde para que você se lapide. Como se você fosse uma pedra rudimentar e precisa chegar a uma gema.

A maçã verde é a pior! De acordo com quem?
Comparar é da nossa natureza, sempre vamos comparar. Esta ferramenta pode ser destrutiva pra nós, pode gerar desequilíbrio emocional, que nos leva a ser uma pessoa negativa e destrutiva demais com a gente. 

As ferramentas naturais estão aí. O jeito que você as usam, é o que vai moldar a sua personalidade no futuro, e vai definir você como uma pessoa equilibrada e saudável mentalmente, é o que vai abrir ou fechar os caminhos para melhorar a auto-estima e domínio de situações desagradáveis.

- De acordo com o pessoal da escola, a cor vermelha é melhor que a verde.

- Pode ter certeza que o mundo é bem maior do que a sua escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário