segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Empinar Pipa: Brincadeira que pode matar!!!


 

É Lei, é proibido, é aterrorizante, é cruel , é covarde e pode até matar inocentes pássaros que cortam a beleza de nosso céu, ferir animais e tirar a vida de seres humanos inocentes, principalmente daqueles que utilizam como meio de transporte a motocicleta e as velozes bikes. Imagens fortes:
Mas como vamos punir se o perigo vem do alto e você não consegue reunir provas para penalizar aquele que feriu ou matou ? Aonde arrumaremos argumentos reais se a Constituição Federal não permite que você compile provas contra você mesmo ? A questão não está nas leis meus caros companheiros, a questão está na educação e valorização da vida, ouvir mais dos educadores e pais que esse tipo de brincadeira pode ser aproveitada de uma forma mais segura sem ferir o próximo, utilizando de meios eficazes e locais apropriados para empinar pipas, papagaios e similares.
O cerol é para mim, é uma mistura CRIMINOSA de cola de madeira com vidro moído que crianças e adultos utilizam nas linhas dos papagaios e pipas para cortarem a linha das pipas de outros praticantes. Essa mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais. O pior dos casos é quando o cidadão faz variações de cola com pó de ferro que é, ótimo condutor de eletricidade, aí você sabe né o bicho vai te pegar, ou melhor a eletriciade vai te assustar se não ocorrer o pior.
Com quase trinta anos no Corpo de Bombeiros, principalmente na capital mineira já fui em ocorrências fatais dessa ordem. A cena é traumatizante até para aqueles que estão acostumados a lidar com a dor do próximo dia a dia. O perigo dessas brincadeiras pode fazer da caça o caçador e vice-versa. Para evitar esses tipos de acidentes.
Dicas para você evitar ser vítima dos perigos do uso de CEROL:
- Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos, evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques.
- Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a rabiola da pipa prende na fiação de alta tensão da CEMIG, e você pode imaginar é claro, que a beleza das pipas estão na rabiola, mas lembre-se: por causa de um bom rabo muitas vezes se perde a cabeça… Cuidado !
- Não empine pipa em cima de lajes e telhados, você pode cair e virar vítima da sua falta de cuidado.
- Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol. Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é muito grande.
- Cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás. Pode ter algum buraco ou pista, e, com a quantidade de veículos das cidades, alguém pode de atropelar.
- Atenção especial com os motociclistas e ciclistas, pois a linha de sua pipa poderá ser perigosa para eles. Se sua pipa enroscar em fios, não tente retirá-la, é melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus para tentar tirá-la. Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito. Previna-se e divirta-se, mas COM SEGURANÇA.

Um comentário: